quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes

Autor: Emily Brontë

Edição: 1

Editora: L&PM


Ano: 2011

Páginas: 384
Tradutor: Guilherme da Silva Braga

Sinopse: "O Morro dos Ventos Uivantes" é a história inesquecível de um amor que nasceu na infância entre Catherine Earnshaw e Heathcliff, órfão adotado pelo pai da jovem e levado para Wuthering Heights, a propriedade da família. Enquanto Catherine cria laços fortes com Heathcliff, o irmão dela, Hindley, o despreza, tratando-o como um rival. Heathcliff cresce dividido entre o amor por Catherine e a raiva por todas as humilhações às quais é submetido. Uma situação que o obriga a tomar uma decisão que mudará a sua vida. Em meio à violência de uma tempestade de verão, ele abandona Wuthering Heights. Passa os três anos seguintes longe e, durante esse período, Catherine se casa, apesar de seu coração ainda pertencer a Heathcliff. Ao voltar para o seio de sua família adotiva, ele é um homem mais forte e maduro, pronto a impor a seus velhos inimigos uma vingança tirânica, que por anos manteve reprimida. Livre das convenções sociais de seu tempo e com uma intensidade emocional sem precedentes, "O Morro dos Ventos Uivantes" é um romance original e profundamente trágico, que se consagrou como uma das maiores obras da literatura britânica do século XIX. Um grande livro em uma tradução assinada por uma das melhores escritoras brasileiras de todos os tempo, Rachel de Queiroz.



Resenha: 

O livro conta a história de 2 gerações de famílias que estão entrelaçadas, de uma forma trágica. A primeira geração conta a história de Heathcliff e Catherine, um amor derrotado por barreiras sociais e preconceitos...os dois sofreram muitos, pois com a morte do pai(que trouxa Heathcliff) O irmão de Catherine virou dono do Morro dos Ventos Uivantes. Catherine se casa com Linton que tem uma irmã e é futuro dono da Granja. Heathcliff desaparece depois de ouvir a confissão de Catherine sobre o amor impossível deles...Ele aparece depois de algum tempo e Catherine está com a saúde fraca, e só piora depois que Heathcliff começa a da "bola" a irmã de Linto que é apaixonada por ele...

A 2° geração, narra a história de amor da filha de Catherine e do filho de Heathcliff com a irmã de Linton...é um amor conturbado e com um fim inesperados, sendo que o filho de Heathcliff é muito fraco. Essas duas histórias têm algo em comum, a narradora é a mesma Nelly que conviveu com ambos e viu as frustrações dessas gerações e consegue fazer uma analise psicológica.

É um livro difícil de resumir, acabei de ler e devo está eufórico  O resumo está confuso, mas todo leitor precisa  ler e sentir esse turbilhão de emoções que Emily Brontë narra DIVINAMENTE...ela descreve os seus personagens, sua psicologia e seu ambiente de uma forma magnífica. Com apenas um livro publicado ela consegue fazer o que poucos escritores conseguem, uma história emaranhada e bem estruturada.

Livro lindo, triste, trágico e espetacular...um livro inesquecível  a história de Catherine e Heathcliff vai ficar guardada na minha memória!  

3 comentários:

  1. Adorei a resenha. Esse livro é bem complicado de resumir mesmo. Mexe com as emoções da gente XD

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Pan! Já li O Morro dos Ventos Uivantes e amei! É o meu livro favorito! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a resenha apesar de confusa kkkkk quero ler ha um tempo mas dizem que a linguagem dele é complicada, isso tem me afastado um pouco confesso.

    Beijos :)

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir