segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Resenha: O Albatroz Azul

Autor: João Ubaldo Ribeiro
Edição: 1
Editora: Nova Fronteira

Ano: 2009
Páginas: 224

Sinopse:Vida, morte, renovação. Temas universais que são o eixo em torno do qual se desenrola a trama simples deste belo romance. É a história de um homem muito velho que, apesar de detentor da sabedoria trazida por todos os seus anos de existência, ainda busca apreender algum sentido na vida. Um romance magnífico, destinado a incorporar-se ao melhor patrimônio literário de nossa língua, um momento de rara beleza, daqueles cuja mágica se abre ao leitor desde a primeira página.




Resenha:


Tertuliano, um velho, que no princípio da gravidez da filha já sabia que seu futuro neto seria homem, indo em contra partida da ideia da parteira experiente. O neto nasce e Tertuliano indo contra tudo e todos compra uma manta azul e dá um nome ao neto, que nascerá de bunda para a lua literalmente. Posteriormente um amigo de Tertulioano, o Gato Preto ligado a assuntos de magia, faz uma profecia que traz o passado de Teruliano e o futuro do neto ao presente, fazendo com que o velho Tertuliano que já sábia que iria morrer a qualquer instante tenha mais convicção dessa ideia. Tertuliano organiza tudo para o neto, e o mistério do passado de Tertuliano é contado em um maravilhoso e irreverente flashback.

O Albatroz Azul, ele tem poucas páginas e muuita história para contar. É um livro irreverente, engraçado e enigmático mantendo o leitor em suspense em relação ao futuro de Tertuliano e a profecia. Com ótimo personagens e uma narração boa, que a princípio é diferente, mas depois o leitor se acostuma com os dialogos contados sem travessão ou aspas. Sem falar na caracterização ambiental é bem real.

Primeiro livro que leio do presidente da Acadêmia Bahiana de Letras, e concretiza a genialidade de narrar desse incrível escritor. Embora sendo um trabalho para a faculdade eu acabei me surpreendendo com todos os aspectos do livro. A boa e a primeiro impressão é a que fica.

2 comentários:

  1. Oi! Deixei um meme pra você lá no meu blog, dá um olhada:
    http://tarybelmont.blogspot.com.br/2013/02/campanha-de-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  2. Texto aparentemente rebuscado, mas contendo facilmente um sentido de vida. Tertuliano queria mais sabendo do menos que lhe restava. Então o neto para continuar.

    ResponderExcluir