quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Resenha: A Resposta

Autor: Kathryn Stocker
Edição: 4
Editora: Bertrand Brasil

Ano: 2011
Páginas: 574
Tradutor: Caroline Chang

Sinopse: Uma história de otimismo ambientada no Mississippi em 1962, durante a gestação do movimento dos direitos civis nos EUA.

Eugenia Skeeter Phelan acabou de se graduar na faculdade e está ansiosa para tornar-se escritora, mas encontra a resistência da mãe, que quer vê-la casada. Porém, o único emprego que consegue é como colunista de dicas domésticas do jornal local. É assim que ela se aproxima de Aibellen, a empregada de uma de suas amigas. Em contanto com ela, Skeeter começa a se lembrar da negra que a criou e, aconselhada a escrever sobre o que a incomoda, tem uma ideia perigosa: escrever um livro em que empregadas domésticas negras relatam o seu relacionamento com patroas brancas. 


 Resenha:

Três mulheres. Duas negras e uma branca. 1960, Mississipi. O racismo estava no auge com direito a banheiro separado da casa para as pessoas de cor, hospitais separados, escolas...tudo. Aibeleen cuidou de mais de 10 crianças, Minny depois de passar por várias casa e de aprontar com a ultima patroa foi contratado por D. Celia que não sabe da reputação de Minny na cidade e Skeeter se formou na faculdade e voltou para casa dos pais e arranjou um emprego como colunista no jornal da cidade, mesmo não gostando do emprego. Com ondas de igualdade totalitária correndo os EUA, Skeeter têm a ideia de escrever um livro contando a visão das empregadas em relação as patroas. As conseuqências e o desenrolar da construção do livro está nas 570 páginas do romance A Resposta.

O melhor livro que li esse ano, é extremamente bem escrito, mostrando a versatilidade da escritora em relação a pontos de vistas diferentes, contruções de personagens e do ambiente das protagonistas negras e branca. Com fatores históricos que enriquece a narrativa em 1° pessoa, bem narrada da escritora.

Cativante, com personagens inesquecíveis e a história surpreendente. Só lendo para saber o tanto que é magnífico e marcante a história. Não haverá arrependimento.

Um comentário:

  1. Oi Pam :)

    Meu deus sabe a quanto tempo quero comprar e ler esse livro ? Só que o preço dele me desanima mais vou comprar no site do extra que tá mais barato vou ver se faço isso hoje :D sua resenha me animoouu kkkkkk , beijão !!

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir