segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Resenha: Mrs. Dalloway

Autor: Virginia Woolf
Edição: 0
Editora: Saraiva de Bolso (parceria Nova Fronteira)

Ano: 2011
Páginas: 200
Tradutor: Mario Quintana

Sinopse: Considerado uma obra-prima, Mrs. Dalloway conta uma história das mais simples, que poderia ser resumida de forma banal na expressão "um dia na vida de uma mulher". Através da percepção do que se passa em torno e dentro de Clarissa Dalloway, Virginia Woolf escreveu, na verdade, a história da crise de um indivíduo, de uma classe, de uma sociedade e a do próprio romance.





Resenha: 

"Mrs. Dalloway disse que ela própria iria comprar as flores." (Virginia Woolf)

Com esse frase Virginia Woolf começa sua obra-prima, ou sua obra mais conhecida. E, com esse frase, fiquei 3 dias com ela na cabeça.

Mrs. Dalloway conta a história de 1 dia na vida Clarissa Dalloway. Esse dia em particular era dará uma de suas festas, para a sociedade inglesa. Dá manhã até o fim da festa, Vírginia mescla com um "fluxo de Consciência os pensamentos de Clarissa e daqueles que estão ao seu redor. Como Peter, Septimus e Rezia, Elizabeth ( afilha de Clarissa), Selly... Mostrando uma intimidade avassaladora de seus personagens, havendo uma humanização intensa.

O livro é gênial, atemporal. A maneira peculiar como Woolf escreve, a príncipio atrapalha, mas depois o leitor se acostuma e consegue separar o que é narração e pensamento no paragrafo.

1 dia. 200 páginas. Um jeito brilhante de descrever a sociedade inglesa do início do século XX, e de personificar personagens que pensam igual a nós leitores(com preconceitos, comentários maldosos).

FUGAZ!

2 comentários:

  1. Já vi esse livro em várias livrarias e nunca li nada sobre ele.
    Me parece ser um ótimo livro, sua resenha ficou bem legal e me agradou.

    Abraços!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir