quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Resenha: A Hora da Estrela

Autor: Clarice Lispector
Edição: 1
Editora: Rocco

Ano: 1998
Páginas: 87

Sinopse: A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano.


Resenha:

Dor. Estou com o pé doendo, caí da escada, e estpu tentando pisar normalmente mesmo com a dor que me acomete com essa ação. E ana melhor para exemplificar a dor, do que Macabéia.

Macabéia é a protagonista da história contada por Rodrigo S.M. depois de uma introdução sobre seu processo de criação e com frases de efeito. O livro ganhou o prêmio Jabuti e se tornou a principal obra de Clarice Lispector.

A hora da Estrela, conta a história de Macabéia uma retirante nordetina estéril e insossa, que toma café frio e tem uma amiga (Glória) que rouba o namorado (Olimpico) dela, o namorado que é um ignorante. Macabéia descobre no decorrer do livro que tem tuberculose e no final do livro vai para um cartomante.

Livro fino, breve como a vida de uma pessoa. Contando as inumeras dores emocionais, físicas, sociais...da protaginista que não reage, por ser em demasia insossa.

Clarice, é para mim, a melhor escritora brasileira. Ela é genial e consegue passar o que estva sentindo prestes a morrer em um livro introspectivo...cartástico!

Não é meu livro preferido da Clarice, mais não deixa de ser inesquecível!

2 comentários:

  1. Oi Pan!

    Eu gostei muito desse livro, o único que li da Clarice Lispector... Achei Macabéa encantadora, toda simples e de coração puro. Adorei.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Tbm acho a Clarice a Melhor escritora brasileira. E tão lindo a forma como ela escreve.
    Gostei da resenha, bjos...

    ResponderExcluir