terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Resenha: As Vantagens de Ser Invisível

Autor:  Stephen Chbosk
Edição: 2
Editora: Rocco Jovens Leitores

Ano: 2012
Páginas: 224
Tradutor: Ryta Vinagre

Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.


Resenha:

Adolescência. Uma fase conturbada, de descobertas, de amizades e de experiências. As Vantagens de Ser Invisível exemplifica essa fase com perfeição.

Charlie, escreve cartas para um estranho, depois que perde seu melhor amigo. Ele engressa no ensino médio cheio de temores, mas com amigos que faz Sam e Patrick a vida dele modifica, fazendo-o se se sentir INFINITO. Com grandesdicas de livros, músicas o livro se torna um amigo para o leitor...narrando essa grande fase das nossas vidas.

O livro é escrito em forma de carta, onde no início temos um Charlie e no final um outro. Há um grande crescimento, tanto na escrita das cartas, como na caracterização dos personagens.

O jeito intimista de narrar, e as experiências contidas no livro, faz Charlie um personagem que você se reconhece em si mesmo. Charlie, Sam e Patrick são personagens extremamentes caracterizados.

Um leitura rápida, que no meio do livro pensei que seria piegas, ams em enganei. É uma ótima leitura, cativante e nostalgica.

"Eu me sinto infinito." (As Vantagens de Ser Invísivel)

5 comentários:

  1. Nossa adorei sua resenha :D estou com muita vontade de ler esse livro e espero lê-lo logo , pelo jeito é muito bom :D

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. bela resenha :DD

    tem um selinho p vc lá no meu blog

    http://saga-preciosa-cristal.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro e é um dos melhores que já li na vida.
    Ele foi a minha dica de leitura da semana passada.
    Sua resenha ficou ótima, e diz tudo aquilo que o livro realmente é.

    Abraços!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Todos falam muito bem desse livro e isso só aumenta a minha vontade de lê-lo. Alguém quer me emprestar? rs.

    Larissa,
    garotameiosangue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Me pareceu que é um livro muito gostoso de ler, não conhecia, mas agora quero um, rsrsrs
    Rafa
    Blog Melody.
    Aguardando uma visita :)
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir