quarta-feira, 27 de junho de 2012

Resenha: As Meninas

Autor: Lygia Fagundes Telles
Edição: 1
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2009
Páginas: 304



Sinopse: Não foram muitos os escritores que, no auge da ditadura militar no Brasil, abordaram em seus textos temas como a repressão e a tortura e escreveram obras de contestação como As meninas , de Lygia Fagundes Telles. Livro árduo, dolorido e lindo, As meninas relata os conflitos no relacionamento de três jovens que têm entre si um ponto em comum, a solidão, e como pano de fundo os governos militares.




Resenha:

Quando li este livro ano passado, para fazer um vestibular, e fiquei surpreendido como o jeito que a escritora escreve e faz personagens tão peculiares e posso afirmar que o livro é ÓTIMO.

O livro se passa em um contexto histórico maligno no Brasil a Ditadura Militar, e conta a história de três amigas que vivem em um pensionato de feiras.Lião é a subversiva e nordestina. Lorena é a mais introspectivadas três, é de uma família rica, tem um caso com um homem casado e sofre pela morte do irmão. Ana Clara sonha em ser rica, mas é viciada em drogas e namorada um traficante.

As Meninas é um livro com uma linguegem simples,com uma ótima caracterização de personagens e  de ambiente. E o modo como Lygia narra a história mesclando ações dos personagens com o pensamento deles e as nuaces entre 1° e 3° pessoa é magistral. No ínico isso pode atrapalhar, mas depois o leitor se acostuma e percebe  que está com um ótimo livro em mãos.

Um comentário:

  1. Parece ser um ótimo livro, adorei a resenha!
    Bjim

    http://cultivoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir