sábado, 23 de junho de 2012

Resenha: Capitães da Areia

Autor: Jorge Amado
Edição: 2
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2010
Páginas: 294

Sinopse: Desde o seu lançamento, em 1937, Capitães da Areia causou escândalo: inúmeros exemplares do livro foram queimados em praça pública, por determinação do Estado Novo. Ao longo de sete décadas a narrativa não perdeu viço nem atualidade, pelo contrário: a vida urbana dos meninos pobres e infratores ganhou contornos trágicos e urgentes.
Várias gerações de brasileiros sofreram o impacto e a sedução desses meninos que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. Verdadeiro romance de formação, o livro nos torna íntimos de suas pequenas criaturas, cada uma delas com suas carências e suas ambições: do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca. Com a força envolvente da sua prosa, Jorge Amado nos aproxima desses garotos e nos contagia com seu intenso desejo de liberdade.


Resenha:

Ano de 2012.Centenário de Jorge Amado, a Bahia está euforica havendo várias homenagens(como o tema do carnaval) e no Brasil também (a novela "Gabriela" e no fim do ano "Dona Flor e seus Dois Maridos").

O livro Capitães da Areia conta a história de meninos de rua, marginalizados pela sociedade bahiana no inicio do século XX, sua aventuras são contadas no decorrer do livro.Liderado por Pedro Bala e tendo como meu personagem preferido o Professor.

Jorge Amado é bem fácil de ler, ele é representante da 2° fase modernista que têm como principal característica um olhar social regional bem crítico para que os governantes tomassem futuras providências.Um dos ponto positivos do livro é a caracterização dos personagens, tornando-os inesquecíveis.Um ponto neagtivo do livro é o final, que não me agradou, é bem triste.Esse livro é uma história atemporal, pois os problemas apresentados nele persistem até hoje no nosso cotidiano.

Ler Jorge Amado é ótimo.Leve.Simples (em linguagem).Irreverente.Uma leitura inesquecível.

2 comentários:

  1. Já faz algum tempo que quero ler esse livro, a sinopse dele me cativou completamente e ele parece ser uma leitura bem emocionante. Sorte que aqui na minha cidade tem uma Saraiva que faz promoções imperdíveis com clássicos e esse livro está baratinho, acho que vou aproveitar e comprar.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores livros que já li, e olha que não sou muito chegada na literatura nacional dessa época... é muito real, muito próximo. De alguma forma você se envolve com cada personagem. Gostei muito.

    ResponderExcluir