quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Resenha: O Caçador de Pipas


Sinopse:

O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.



Edição: 1 Editora: Nova Fronteira Ano: 2005
Páginas: 368 Tradutor: Maria Helena Rouanet

Resenha:

Humanidade. É uma boda palavra para definir este livro. Não! Acho que não tem apenas uma palavra, e sim várias... Um dicionário! Eu pensei muito no decorrer da leitura do livro em como escrever uma resenha para um livro tão grandioso, é muito complicado... Mas consegui.

A história conta a vida de Amir em três tempos: na infância e sua relação com o melhor amigo Hassan e sua atitudes dúbias para com o amigo. E as influências desses atos, para  a vida de Amir no futuro. O segundo tempo é a transição da adolescência para a vida adulta nos EUA e a terceira é ele entrado em uma vida instável, casado, com problemas para ter filhos e sendo um escritor de sucesso. Até receber uma ligação do melhor amigo de seu pai, que mudará a vida dele e fazendo uma tentativa de modificar e se redimir do passado conturbado.

O livro apresenta uma fase histórica marcante, o Afeganistão, a entrada dos Soviéticos e a tomada do poder, outra URSS, para o Talibã.

O Caçador de Pipas foi um fenômeno editorial. Li pela primeira vez em 2006 e reli agora, e me emocionou como se tivesse lendo pela primeira vez. A amizade, os atos, o perdão e o desenrolar da historia. Tudo intrínseco, bem escrito, bem delineado, bem narrado e bem construído. Com personagens que iram viver por muito tempo no imaginário do leitor e as pipas não sera mais as mesmas depois de Hassan e Amir, em uma Cabul lúdica.

Não indico, acho que é uma leitura obrigatória para um bom leito!
 

2 comentários:

  1. Oi Pan, tudo bem?

    Estou com esse livro aqui na estante e não vejo a hora de lê-lo. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ja li esse livro duas vezes e gostei muito da sua resenha :)
    E não perca o SORTEIO do livro que armazém do chef está realizando
    http://armazemdochef.blogspot.com.br/2015/02/livro-selecao-brasileira-de-gastronomia.html

    ResponderExcluir