domingo, 12 de janeiro de 2014

Resenha: Noite na Taverna



Autor: Álvares de Azevedo Edição: 1 Editora: L&PM Ano: 2006 Páginas: 96
Sinopse: Proporciona ao leitor uma viagem ao mundo fantástico da melancolia e morbidez que caracterizam a época em que viveu Álvares de Azevedo. Numa taverna, um grupo de conhecidos reúne-se para espantar o tédio com o vinho nos lábios e contos macabros afluindo da mente.


Resenha:

Álvares de Azevedo. Escritor de prosa e poesia romântica, mais precisamente da segunda geração, que têm como características o ultrarromantismo, ou seja, o romantismo exacerbado, exagerado, com suas comparações e metáforas belas.

Noite na Taverna é um livro atípico ele tem o ultrarromantismo acentuado, mas também apresenta uma morbidez inédita. O livro conta a história de um grupo de amigos que estão bêbados em uma taverna. Começa a chover. E eles começam a contar história de amores, tragédias de suas vidas, casos amorosos, todos com enredo macabro beirando o surrealismo. Os contos tem como título o nome de quem está contando o caso, e as histórias contém antropofagia, canibalismo, necrofilia....

Para mim um ds melhores clássicos que li em 2013. Surpreendente. Álvares consegue ser único, mórbido, triste e belo, tudo isso com poesia. Com personagens e contos singulares, fazendo-o um escritor único. Recomendo cada conto. O livro.

Que venha o próximo deste grande escritor, que morreu cedo e deixou poucas obras, mas muito significativo para a literatura brasileira e o Romantismo, fazendo o leitor ver esse movimento com outros olhos.  


2 comentários:

  1. é um dos meus livros preferidos *-*
    Amo a obra de Álvares

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não li ainda esse livro, mais esse ano pretendo me dedicar a ler mais clássico. Dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir