segunda-feira, 1 de abril de 2013

Resenha: Serena

Autor: Ian McEwan
Edição: 1Editora: Companhia das Letras
Ano: 2012
Páginas: 384
Tradutor: Caetano
Waldrigues
Galindo
Sinopse: Ao ser contratada pelo MI5, o Serviço Secreto Britânico, a protagonista Serena se vê como participante de uma mentira cujo objetivo é fomentar a criação de uma ficção. Isso porque ela é incumbida de estabelecer contato com um escritor a quem não pode contar que é uma espiã, nem que o dinheiro que ele passará a receber virá do Estado. Mas o contexto de toda essa armação é uma guerra muito real, num período (começo da década de 1970) bastante violento da história da Inglaterra, especialmente por causa da atividade do IRA. E, para Serena, o caso envolve ainda sua vida pessoal, tanto no que se refere a seu antigo amante, que a introduziu no MI5, quanto no que se refere ao escritor que é vítima do ardil, por quem acaba se apaixonando. Ela é, portanto, agente e vítima, personagem e criadora, num romance em que todos esses papéis são questionados com fervor. Ora, ao conhecermos a ficção de Tom Healy, o escritor que não sabe que está na folha de pagamento da Inteligência Britânica, já notamos essa curiosa relação entre o real e o fictício, mediada pelo criador. Mas será apenas quando concluirmos a leitura de Serena que teremos a verdadeira dimensão do grau que atingiu essa fusão, tanto na história que estamos lendo quanto na nossa relação com o livro e seus personagens. A literatura experimental, questionadora, pode adotar várias máscaras. Em seu novo romance, Ian McEwan a veste nos trajes mais discretos e, talvez por isso mesmo, mais eficientes.


Resenha:

Estreiando minha agenda nova, que minha m]ae me deu (ela vai ficar orgulhosa do post). E inicio com a resenha do livro Serena.

Ian McEwan é autor do livro Reparação, que eu vi em uma entrevista ser um dos melhores da década passada...e que deu origem ao filme, magnífico Desejo e Reparação. Serena teve lançamento mundial aqui no Brasil. E conta a história de Serena, filha de um presbitero e uma mãe dona de casa, que fez faculdade de matemática e ler literatura nas horas vagaspor que não gosta do curso que faz. Tem um caso com Tony, que consegue para ela uma entrevista no Serviço Secreto Britânico, com o rompimento clandestino com ele, que ela era a amante, ela embarca no novo emprego. Lá ela embarca em uma missão chamada Tentação e conhece o escritor Tom Haley e sua vida muda gradativamente nessa missão.

O livro é incrível. Serena é um personagem extremamente bem escrito e humano. A história contém muitas reviravoltas e isso é um ponto positivo, mas o livro apresenta muito contexto histórico, e achei que deixou a história um pouco densa. Adorei a leitura me grudei as páginas querendo saber o futuro de Serena e o famoso final que todo mundo que ler fala.

E o final é um show a parte. Indico, mais tenha paciência, releve o contexto histórico e conõmico da Inglaterra na década de 70 e não se arrependerá. E reescrevendo a frase da Isto É, que está no fundo do livro:

"Mestre na arte de criar tensão." (Sobre Ian)

Nenhum comentário:

Postar um comentário