sábado, 2 de março de 2013

Resenha: A Paixão Segundo G.H.

Autor: Clarice Lispctor
Edição: 1
Editora: Rocco
Ano: 1998
Páginas: 180
Sinopse: A escultora G.H. nos conta sua experiência vivenciada a partir do instante em que entra no quarto da ex-empregada, vê o surgimento de uma barata no guarda-roupa e a esmaga na porta. Daí em diante, tomada por uma mistura de medo e repulsa, G.H. vive com a barata durante horas e horas a sensação de ter perdido a sua "montagem humana". A incapacidade de dar forma ao que lhe aconteceu, a aceitar este estado de perda, a leva a imaginar que alguém está segurando a sua mão. Desta maneira, o leitor passa a viver junto com a personagem esta experiência singular.
Romance original, desprovido das características próprias do gênero, A paixão segundo G.H. conta, através de um enredo banal, o pensar e o sentir de G.H., a protagonista-narradora.

Resenha:

Clarice é Clarice, e G.H. é o melhor romance da literatura brasileira, empatado com o gênial Dom Casmurro...no mue ponto de vista.

Um belo dia G.H. repara que está tomando café da manhã e naquele dia de limpar o quarto da empregada, será unico e revelador. Ao entrar no quarto da empregada, G.H repara em um denho feito pela empregadada na parde do quarto, e ao abrir o guarda- roupa se depara com uma grande e velha BARATA.

Com uma narrativa genial onde fluxo de pensamento e realidade se misturam, questionando e revelando ao leitor o inetrior de um personagem, como ninguém outrora fez. Clarice escreve uma obra-prima, transcedental e cartástica, onde a epifania de G.H. pelo autoconhecimanto se culmina na barata sendo comida pela personagem completa e unica. O leitor toma um murro no estômago e uma unhada no fígado.

Ao ler esse livro, eu fuquei de cama, eentõ se o leitor tem medo de descobrir nos pensamentos de G.H. ou na escrita de Clarice, não leia, pois para ler G.H. o leitor têm que ter olhos de barata.

3 comentários:

  1. ainda não li esse clássico de Clarice, mas tenho vontade... bom post o seu ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a Clarice, ainda não li esse livro dela, mais pretendo.
    Gostei muito da resenha, bjos...

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?
    Tudo que li da Clarice foram alguns textos, mas tenho muita vontade de ler os livros dela! E essa narrativa me lembra A Metamorfose, de Kafka, já leu? Fiz uma resenha desse livro lá no blog, você vai gostar!

    Já conhece o Endless Poem né?
    O blog está de cara nova, e por isso vim te convidar para prestigiá-lo
    Dá uma passadinha por lá e confere!
    Sua presença sempre será muito bem vinda e fique à vontade para comentar sobre tudo por lá!


    http://endless-poem.blogspot.com.br/


    Beijos

    ResponderExcluir