quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Resenha: Felicidade Clandestina

Autor: Clarice Lispector
Edição: 1
Editora: Rocco
Ano: 1998
Páginas: 160
Sinopse:  Reunião de 25 contos da brasileira de origem ucraniana Clarice Lispector, "Felicidade clandestina" traz a linguagem intimista e o estilo absolutamente pessoal de uma das maiores escritoras do país que morreu em 1977, aos 56 anos.










Resenha:

Cartase- Processo para trazer à consciência do ser as emoções ou sentimentos reprimidos no seu próprio inconsciente, para que ele seja capaz de se libertar das consequências ou problemas causados pelos mesmos.

Felicidade Clandestina é um livro de contos e crônicas, publicadas em jornais, que têm estrutura de contos. O livro apresenta 25 contos reunidos. Entre os contos têm o meu conto preferido da língua portuguesa "Felicidade Clandestina", que fala do amor da Clarice pequena por livros e do jeito que sofreu pelo masoquismo da "amiga" filha do dono da livraria. É um conto que todo leitor precisa ler, tudo o que sentimos quando estamos com um livro que queriamos tanto na mão é descrito nesse conto.

O livro apresenta conto, que quando li me tocaram de um jeito extremo como "Uma Amizade Sincera", Restos de Carnaval", " Come Meu Filho". Outro me deixaram em estado de perplexidade pela anrrative ou pelo desfecho da história são: "O Grande Passeio", "Tentação", "Os Obedientes", Encarnação Involutária"...

Como sempre digo e sempre irei falar...Clarice é DIVA, e os livros dela representa como ela é genial. São tantos contos que se classisficariam em mil categorias. Felicidade Clandestina é uma Falicidade Clandestina!

Atire a primeira pedra, quem ao ler Clarice não experimentará a profunda catarse...

2 comentários:

  1. Eu já li esse livro, adorei como todos da Clarice, a escrita dela é perfeita, é a diva da literatura brasileira. Eu senti catarse quando li o romance A paixão segundo G.H, é incrível os sentimentos, do ser... Amei a escolha do livro para a resenha, que ficou ótima.
    Beijo ; )

    http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho um selo para você em meu blog:

    http://entrelivroseafins.blogspot.com.br/2013/01/tres-selos-e-tres-postagens.html

    Um abraço,
    Bruno.

    ResponderExcluir