terça-feira, 18 de setembro de 2012

Resenha: O Guarani

Autor: José de Alencar
Edição: 1
Editora: Ediouro

Ano: 1999
Páginas: 203

Sinopse: José de Alencar, um dos grandes patriarcas da literatura brasileira, pelo volume e mensagem de sua obra, deu à ficção produzida no século XIX, um tratamento monumental. Escritor romântico, enfocou os mais importantes aspectos da nossa realidade: o índio e o branco; a cidade e o campo; o sertão e o litoral. A presente obra, que lhe granjeou popularidade ao ser lançado em folhetim, era lido avidamente, até nas ruas, à luz dos lampiões. O romance conta a história de amor entre o índio Peri e a moça branca Ceci, tendo como cenário o Brasil do século XVII.






Resenha:

Indianismo, José de Alencar se aventurou também por essa característica romântica. Mostrando o amor de um índio por um pessoa "branca".

O Guarani, conta a história de amor de um dos casais mais famosos e conhecidos da literatura brasileira Peri e Ceci. A família de Ceci vive a margem da civilização, enclausurados em uma floresta. Peri outrora salvou a vida de Ceci ganhando o apreço da pai da menina e como contribuição do ato o pai manda-o morar com eles para protege-los. Peri abdica de sua tribo para viver perto de sua amada que têm outros dois pretendentes com formas de amor diferentes.

Esse é um livro intenso, bom, com muitas surpresas e muito "pano para manga". Com uma descrição ambiental e uma caracterização de personagens formidáveis, José de Alencar só peca: nos exageros das comparações, diálogos ultrarromânticos, o livro contendo um final feliz( ao meu vê, o livro merecia um final trágico) e não havendo muitas críticas sociais. Eu, honestamente, prefiro a fase urbana de Alencar. 

6 comentários:

  1. José de Alencar... Quase não vejo ninguém lendo livros dele mais! Parabéns pela escolha do livro e pela resenha!

    Beijos

    Paola
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha! É difícil encontrar pessoas com esse livro e que gostem do trabalho do José de Alencar.
    Lá no blog nós temos uma aba para resenhas do tipo, chamada "Resenha Clássica". Se quiser conhecer e nos ajudar, ficaríamos super felizes.

    Um beijo
    Buttercup de Galocha

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela escolha do livro...
    Eu infelizmente nunca li José de Alencar =(
    Mas devido a sua resenha pretendo lê-lo algum dia (amo finais felizes *-* )!
    Beijos

    http://oceano-literario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi =)
    Então esse livro de José de Alencar ainda não li, li apenas Ubirajara, Senhora, a viuvinha e Iracema, estou querendo ler O ubirajara assim que conseguir um tempinho.
    Adorei a resenha.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu amooo esse livro! Já li faz uns 04 anos! Mto bom!

    Eu tenho um blog de livros e gostaria de te convidar para conhecer!

    devotedforbooks.blogspot.com.br

    Seguindo aqui! Se puder retribuir ficarei muito grata!

    bjoos

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li esse livro, mas conferi o resumo dele durante uma aula de Literatura e ele é bem interessante.
    É de um período romântico, onde os escritores destacavam muito a presença indianista e as narrativas, por mais antigas que sejam, nos transportam a uma época diferente com um enredo maravilhoso.

    Eu passei, só para uma visita, mas quando puder retribua a visita e se por um acaso, eu tiver um tempo livre, já que ando escrevendo, com certeza vou conferir mais obras de José de Alencar. Abraços.

    http://www.ladomalucadeser.blogspot.com

    ResponderExcluir