segunda-feira, 2 de abril de 2012

Resenha: O Cortiço

Edição: 1
Editora: Saraiva de Bolso
Ano: 2011
Páginas: 267

Sinopse: Romance de Aluísio Azevedo que conta diversas histórias paralelas com relação a um Cortiço de propriedade do português João Romão, entre elas a da moradora Rita Baiana é uma mulher expansiva e liberada que se envolve com Jerônimo, jovem lusitano recém-chegado ao Brasil, a do dono do Cortiço com a negra Bertoleza, e sua rivalidade com o rico vizinho Miranda,a de Pombinha, sua mãe D. Isabel e a prostituta Léonie, e outras mais que demonstram a natureza humana da visão Naturalista.





Resenha: Atualmente fala-se que os jovens brasileiros leem muito pouco os clássicos brasileiros... Então para começar vou resenhar uma obra clássica.
O livro O Cortiço marca o Naturalismo no Brasil. O cortiço é o protagonista, que no decorrer do livro é humanizado, por outro lado os moradores são animalizados (agindo como animais ou sendo comparados com os mesmos). A uma descrição social muito boa percebem-se os costumes, tradições, crendices do povo brasileiro e dos imigrantes e ao fundo vida do operário no Brasil do século XIX.
O livro é curto (depende da edição que tens em mãos) e denso, às vezes sendo chato ou monótono. Aluísio Azevedo exagera nas comparações, mas mostra ser um escritor a frente do seu tempo, descrevendo cenas de sexo. O livro tem uma ótima caracterização de personagens como Rita Baiana, Jerônimo, João Romão, entre outros.
Indico a leitura do livro, mesmo não tendo gostado tanto do livro, mas há de haver uma adaptação do leitor para lê-lo com naturalidade.

3 comentários:

  1. Minha professora de literatura já me contou a estória desse livro e eu achei muito bem bolada, com algumas partes até engraçadas KKKK mas eu não gosto muito de ler livros nacionais, sendo ele "antigo" ou "novo", não sei o que é, mesmo que comesse a ler, não consigo terminar :P

    Brunna Carolinne - My Favorite Book
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro no colegial, e gostei bastante. A leitura não é fácil, mas achei os personagens envolventes. O Aluísio Azevedo mostra muito bem as pessoas animalizadas, é bem interessante.
    Parabéns pela resenha.

    Gaby,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também gostei muito da voracidade dos personagens e do envolvimento do leitor c a história.

    ResponderExcluir