sábado, 7 de abril de 2012

Resenha: Memórias Póstumas de Brás Cubas

Autor: Machado de Assis
Edição: 0
Editora: Saraiva
Ano: 2011
Páginas: 225

Sinopse:É após a morte que Brás Cubas decide narrar suas memórias. Nesta condição, nada pode suavizar seu ponto de vista irônico e mordaz sobre uma sociedade em que as instituições se baseiam na hipocrisia. O casamento, o adultério, os comportamentos individuais e sociais não escapam à sua visão aguda e implacável, nesta obra fundamental de Machado de Assis.








Resenha: Esse é o segundo livro de Machado de Assis que leio,o primeiro foi Dom Casmurro(futuramente terá resenha),e o próximo Quincas Borba.

Acabei gostando muito do Machado,por ele ser pioneiro em vários assuntos e pro seus textos serem inéditos para aquele contexto social,político....do século XIX.

Memórias Póstumas marca o realismo maravilhoso,e conta a história de Brás Cubas suas alegrias,decepções amorosas,frustrações e etc.

O Realismo Maravilhoso na história é caracterizado pelo narrador está contando a história do além.O narrador está morto.

Machado nesse livro ele dá inicio a sua corrente filosófica o HUMANITISMO,que é contada com mais detalhes no livro Quincas Borba(ela aparece no livro).

Entre os dois livros que li de Machado eu prefiro Dom Casmurro,Memórias é um livro muito bom mas às vezes é denso,chato e massante.A ironia machadiano está em evidência e têm uma caracterização de personagens ótimas.

Recomendo o livro,Machado para leitores iniciantes é chato,mas depois se acostuma e percebe que ele era e ainda é BRILHANTE.

4 comentários:

  1. Machado de Assis era um escritor e jornalista maravilhoso. Eu adorei seu resenha, por isso estou te seguindo. Se puder retribuir ficarei feliz!^^
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. PAN!
    Fico feliz em ver resenhas dos clássicos nacionais. Machado de Assis é fantástico e foi um precurssor de sua época.
    Parabéns pela resenha e pelo blog, sucesso!

    “Para você na Páscoa: Que a alegria da ressurreição de Cristo esteja em seu coração hoje e sempre e que seja muito FELIZ!
    Que DEUS abençoe o seu dia de Páscoa e todos os dias de sua vida!!!!!!”
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro no segundo grau... ainda lembro da essência da história, mas não mais os detalhes. Realmente Machado de Assis foi pioneiro em determinado assuntos na literatura. Parabéns pela resenha!

    Bjinho,
    pirigueteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li esse livro mas tenho em casa uma coleção dos grandes clássicos onde se encontram escritores como Machado de Assis.
    Uma bela dica literária,um abração.
    Alexandra
    http://magiasbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir